Atualizado em 11/09/2024.
Quem nunca falou o famoso trava-língua infantil “o rato roeu a roupa do rei de roma”? Desde cedo, brincamos com estes trava-línguas, mas a questão que surgiu recentemente é: será que eles ajudam a desenvolver a fala?
Apesar de parecer só uma brincadeira desafiadora, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento das áreas relacionadas à alfabetização.
O trava-língua infantil ajuda a desenvolver a fala?
O trava-língua é um tipo de jogo em que a pessoa desafiada deve recitar versos ou frases com sílabas difíceis, sem gaguejar ou trocar as letras, com rapidez e bom entendimento. Para uma criança fazer isso leva tempo e prática, mas a brincadeira é complicada até para os mais velhos.
O trava-língua infantil contribui para o desenvolvimento das crianças, especialmente da fala. Além de exercitar a musculatura, também ajuda a aumentar o vocabulário, por ser feito com palavras que não fazem parte do cotidiano.
Essa brincadeira ensina novos termos, o que torna os diálogos mais ricos, assim como o entendimento do significado de palavras aleatórias.
Exemplos de trava-línguas divertidos para fazer com as crianças
Via de regra, a partir dos 2 anos de idade você já pode estimular o seu filho(a) a recitar trava-línguas infantis mais fáceis. Afinal, é uma etapa onde o pequeno está começando a adquirir fonemas mais complexos.
Alguns sons como o de “lh”, “tr”, “br”, “bl”, “cr” e “pl” demoram para ser emitidos corretamente pelas crianças, geralmente até os 5 anos de idade. Mas os trava-línguas podem ajudar nesse processo de desenvolvimento da fala.
Por isso, separamos alguns trava-línguas infantis para você fazer com seu filho(a). Vale ressaltar que separamos em 3 níveis. Confira!
Trava-línguas fáceis para crianças
Aqui você verá trava-línguas fáceis e curtos:
“O rato roeu a roupa do rei de Roma”;
“Sabia que o sabiá sabia assobiar?”;
“O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem”;
“Atrás da porta torta tem uma porca”;
“A abelha abelhuda abelhudou as abelhas”;
“Fala, arara loura. A arara loura falará”;
“Dorme o gato, corre o rato e foge o pato”;
“O pelo do peito do pé do Pedro é preto”;
“A batina do padre é preta”;
“O gato fugiu pro mato e pegou carrapato no ato”.
Trava-línguas médio para crianças
Os trava-línguas de nível médio são aqueles um pouco maiores e, portanto, um pouco mais complexos:
“O sabiá sabia que o sábio não sabia que o sabiá não sabia assobiar”;
“O tecido é tecido pelo tecelão com sete sedas de Sião. Pura sorte tem sido a seda ser tecida no tecelão”;
“Sem deixar rastros, um rato rápido raptou três ratos em ato muito rápido”;
“Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia”;
“Casa suja, chão sujo. Casa suja, chão sujo. Casa suja, chão sujo”;
“Alô, o tatu tá aí? – Não, o tatu não tá. Mas a mulher do tatu tando, é o mesmo que o tatu tá”;
“Um prato de trigo para três tigres tristes”;
“ Enquanto Bia brinca, Bianca briga”;
“A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada”;
“A babá boba bebeu o leite do bebê”;
Trava-línguas difíceis para crianças
Seu pequeno já está craque nos níveis anteriores? Então vamos praticar um trava-língua infantil difícil:
“O peito do pé de Pedro é preto. Quem prega que o peito do pé de Pedro não é preto, tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro”;
“Saberemos que somos sabedores, sabidos ou sábios sabendo o que sabemos. O que sei, o que não sabes e o que sabes, simplesmente, são as sabedorias”;
“Eu tagarelarei, tu tagarelarás, ele tagarelará, nós tagarelaremos, vós tagarelareis e eles tagarelarão”;
“No ninho da mãe mafagafa há sete mafagafinhos. Os sete mafagafinhos gafam quando a mafagafa gafa. Quem desmafagafizar o ninho, será um bom desmafagafizador”;
“A Cuca cutuca o caqui, o Cuco cutuca a Cuca, a Cuca cutuca o Saci”;
“A pia pinga, o pinto pia. Quanto mais a pia pinga mais o pinto pia”;
“Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores”;
Quando digo "Digo", digo "Digo", não digo "Diogo";
“O doce perguntou pro doce qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce é o doce de doce de batata-doce”;
“A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha”.
Dicas de como usar o trava-língua infantil
Embora o trava-língua seja muito benéfico, é preciso tomar alguns cuidados na hora de estimular os pequenos com esse método. Além disso, use essa atividade com outras formas de estímulo, como por exemplo, a leitura para crianças.
Dito isso, dentre as principais dicas para colocar o trava-língua em prática, destacamos:
Considere a idade da criança para selecionar a complexidade dos trava-língua;
Acompanhe o desenvolvimento do seu filho. Para tudo, há o tempo apropriado, então comece devagar. Conforme a brincadeira se torne um hábito, será possível evoluir em velocidade e grau de dificuldade;
Não exponha a criança ao constrangimento. Se seu filho tem gagueira ou problemas relacionados à linguagem, ele pode ficar mais receoso, recluso ficar com vergonha ao recitar um trava-língua. Em razão disso, é importante sempre respeitar os limites da criança.
Além disso, você pode apostar nos trava-línguas pequenos de início. Assim, aos poucos as crianças vão se acostumando e se desenvolvendo até conseguirem falar os trava-línguas mais difíceis e grandes.
Pratique com a criançada!
Para deixar o momento mais descontraído e até mais confortável para o pequeno, aproveite para se desafiar com ele. Repitam juntos ou separadamente, em velocidades alternadas.
Explique também à criança que ela pode brincar individualmente ou em uma roda com quantos amiguinhos quiser. Tenha paciência, anote as dicas e tente na prática.